Desde o início da tarde de sábado,
altura em que foi noticiada a morte de Mário Soares, que os
principais canais de televisão e estações de rádio do país se desdobraram em
diretos, emissões especiais, entrevistas e debates sobre a vida do
ex-Presidente da República. De acordo com um estudo da Cision,
foram publicadas 15.947 notícias
e mais de 230 horas – o equivalente a mais de nove dias
– de emissão de rádio e televisão dedicadas ao adeus ao homem
que, em 1985, assinou o tratado de adesão de Portugal à então Comunidade
Económica Europeia (CEE).
Os canais de informação foram aqueles
que mais tempo dedicaram às reações à morte de Soares, às exéquias fúnebres e
às inúmeras homenagens realizadas ao longo do fim-de-semana e dos três dias de
luto nacional que se seguiram. RTP3, SIC
Notícias, TVI 24 e CMTV
realizaram exaustivas coberturas da despedida ao fundador do Partido
Socialista, somando cerca de 162 horas (quase sete dias)
de emissão sobre o óbito.
Os principais canais generalistas
também reservaram grande parte da sua programação para abordarem a vida e a
morte de Mário Soares. Entre RTP1, RTP2, SIC e TVI,
contabilizaram-se cerca de 36 horas (um dia e meio) de
transmissões televisivas sobre a despedida ao fundador do Partido Socialista.
Do mesmo modo, as rádios fizeram um acompanhamento pormenorizado do último
adeus ao antigo chefe de Estado, com a Antena 1, a TSF
e a Rádio Renascença a dedicarem cerca de 34 horas
das suas emissões ao desaparecimento de Soares.
Não foi só na rádio e televisão que a
morte de Mário Soares e todas as reações que se seguiram foram amplamente
noticiadas. Também nos jornais e nos meios online a cobertura foi
pormenorizada. Só em Portugal, foram publicados 699 artigos
na imprensa e 4.486 notícias na internet.
Lá por fora, a Cision detetou 8.351
artigos publicados nos meios de comunicação social
internacionais sobre o desaparecimento do ex-Presidente da República.
O objeto de análise deste estudo realizado pela Cision
– empresa líder global em serviços e software de pesquisa, monitorização e
análise de media – são todas as notícias sobre a morte de Mário Soares,
veiculadas no espaço editorial português e internacional. O estudo incide sobre
o período decorrido entre os dias 7 de janeiro, data da morte de
Soares, e 11 de janeiro de 2017, último dos três dias de luto
nacional decretado pelo Governo.
Sem comentários:
Enviar um comentário