segunda-feira, 11 de março de 2019

Portugueses têm dificuldade em dormir à noite



Portugal depara-se com um sério problema de sono. De acordo com a Associação Portuguesa do Sono (APS), mais de 60% da população deita-se demasiado tarde e cerca de metade dorme mal. Sabia que existe uma forma natural de adormecer mais rápido?
Não conseguir adormecer à noite pode ser desesperante mas, de acordo com Joaquim Moita, Presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), esta é a realidade de quase metade dos portugueses (49%). 63% das pessoas deita-se à meia-noite ou mais tarde e 28% já depois da uma hora da manhã. Ao longo do tempo, dormir pouco pode ter um impacto negativo na saúde. A situação em Portugal é pior que nos outros países e particularmente preocupante porque nada fazemos para contrariar este problema.

A hormona do sono produzida pelo organismo

A grande questão é como resolver o problema. Muitas pessoas recorrem a medicamentos para dormir, contudo existem inconvenientes com este tipo de medicação. Felizmente, existem outras estratégias. Nos últimos anos, a ciência tem-se focado na melatonina, uma hormona natural, que o organismo produz quando o dia começa a escurecer. Quando anoitece, o cérebro aumenta a libertação de melatonina, e é isso que nos faz sentir, naturalmente, cada vez mais cansados. Quando amanhece, o organismo pára de produzir melatonina. Ao tomar um suplemento com melatonina, o organismo recebe a informação de que está na hora de ir dormir.

O seu telemóvel pode perturbar o sono
Muitas pessoas desconhecem que deitar tarde e utilizar dispositivos electrónicos, como smartphones, tablets e computadores portáteis, pode inibir a produção endógena de melatonina. A luz emitida pelos ecrãs (radiação azul) confunde o organismo, levando-o a “pensar” que é de dia e reduzindo a libertação de melatonina. Investigadores descobriram que os suplementos com melatonina podem ajudar a induzir sonolência e, efectivamente, ajudar a adormecer mais rapidamente.


Sem comentários:

Enviar um comentário