domingo, 2 de abril de 2017

É intolerante ao glúten?




É intolerante ao glúten?

Garanta uma correcta ingestão de selénio
 

Sofre de doença celíaca (intolerância ao glúten)? Então deverá assegurar-se que ingere quantidades suficientes de selénio, um nutriente que tem um papel essencial na sua saúde. Continue a ler e descubra porque motivo a intolerância ao glúten aumenta o risco de deficiência em selénio.
Se tem doença celíaca, o seu organismo não tolera o glúten. A ingestão de glúten, mesmo em pequenas quantidades, leva o organismo a desenvolver uma reacção de imunidade contra o intestino delgado, provocando inflamação e, consequentemente, diminuição da capacidade de absorção de diversos nutrientes vitais (incluindo o selénio). Adicionalmente, muitos dos alimentos que são eliminados da dieta do doente celíaco por conterem glúten (ex: cereais), são importantes fontes alimentares de selénio.
A longo prazo, a deficiência neste mineral pode ter consequências graves, uma vez que este elemento é essencial para a função de 25 proteínas que o contêm na sua estrutura molecular – as selenoproteínas. Estas proteínas dependentes do selénio, garantem ao organismo:
  • o funcionamento normal do sistema imunitário
  • o funcionamento normal da tiróide (metabolismo)
  • a protecção das células contra as oxidações indesejáveis
  • uma espermatogénese normal
  • uma manutenção de unhas e cabelo normais
Estas alegações constam da lista do anexo do Regulamento (CE) n.º 1924/2006.
A glândula da tiróide é especialmente sensível
Ingerir pouco selénio pode ter um impacto particularmente negativo na saúde da tiróide, uma glândula altamente dependente deste mineral. Cerca de um terço do selénio do organismo, encontra-se na tiróide, onde regula as hormonas necessárias para o metabolismo e actividade antioxidante.
Solos portugueses apresentam baixos níveis de selénio
De acordo com um estudo conduzido por uma investigadora portuguesa, Catarina Galinha, os solos agrícolas em Portugal, tal como em muitos outros países da Europa, são relativamente pobres em selénio. Este cenário é contrastante com os Estados Unidos da América, onde a população obtém selénio suficiente através da alimentação.
Estudos mostram que uma ingestão diária de 100 µg é adequada, contudo a maioria dos Europeus consume cerca de metade dessa dose.
Levedura de selénio orgânico
Nas situações em que é difícil assegurar um correcto aporte de selénio, o BioActivo Selénio+Zinco pode ser uma ajuda. Este suplemento contém SelenoPrecise, uma levedura enriquecida com selénio, única e patenteada, com uma absorção documentada em 88,7%. SelenoPrecise esteve envolvida em diversos estudos científicos, sendo o mais recente o estudo KiSel-10, publicado em 2013 no International Journal of Cardiology e notícia no Jornal da Noite da SIC em 2016.
Suplementos da gama BioActivo são isentos de glúten
Necessita de tomar suplementos nutricionais, mas nem sempre tem a garantia da sua segurança quanto à ausência de glúten? Os suplementos BioActivo, da Pharma Nord, asseguram a isenção de glúten.
A Pharma Nord é uma empresa dinamarquesa que fabrica, comercializa e desenvolve suplementos nutricionais, e está no mercado de farmácia em Portugal desde Abril de 2004, com uma linha de produtos reconhecidos internacionalmente com a marca BioActivo.

1 comentário:

  1. QUANTUM BINARY SIGNALS

    Professional trading signals delivered to your cell phone every day.

    Start following our signals NOW & make up to 270% per day.

    ResponderEliminar