terça-feira, 31 de março de 2020

Pão Caseiro sem amassar



INGREDIENTES

  • 12g de fermento de pão em pó
  • 24g de sal grosso
  • 270ml de água
  • 780g de farinha de trigo
  • Preparação
  • Junte os ingredientes todos num recipiente (de plástico com tampa) e misture tudo com uma colher de pau.
  • Leve ao frigorífico, pelo menos 2 horas antes de fazer o pão mas o ideal é deixar no frigorifico de um dia para o outro.
  • Quando quiser fazer pão, corte metade da massa ou a medida que pretender. Molde a forma do pão (sem amassar) e deixar descansar sobre uma folha de papel vegetal entre 10 a 40 minutos tapado com um pano.
  • Pré-aqueça o forno junto com um tabuleiro de metal a 200ºC. Coloque o pão no forno sobre o tabuleiro usando o papel vegetal e deixe cozer por cerca de 20-40 minutos ou até ganhar cor. O tempo de cozedura irá variar com o tamanho do pão que fizer.
  • Nota: Esta receita serve também de base para outros tipos de pão e dá para fazer pizza.

Massa-mãe de centeio


INGREDIENTES


  • 100 g centeio em grão
  • 150 g farinha de centeio tipo 130
  • 300 g água (35°C)

Preparação

  1. Coloque no copo o centeio e pulverize 1 min/vel 10.
  2. Adicione a farinha e misture 10 seg/vel 4. Retire e reserve num frasco com tampa.
  3. Primeiro dia, de manhã: Lave muito bem as mãos e um frasco alto e estreito (1 l aprox.) com água corrente, sem usar sabão nem detergente. Coloque o frasco sobre a tampa da Bimby®, pese 50 g da mistura de farinha e 60 g de água. Retire o frasco e mexa o conteúdo até formar uma papa homogénea. Feche o frasco e deixe maturar durante 24 horas num local quente.
  4. Segundo dia, de manhã: Retire a tampa do frasco e coloque-o sobre a tampa Bimby®, pese 50 g da mistura de farinha e 60 g de água. Retire o frasco e mexa o conteúdo até formar uma papa. Feche o frasco e deixe maturar novamente durante 24 horas a uma temperatura entre 24°C e 28°C.
  5. Terceiro dia, de manhã: Retire a tampa do frasco com a massa em processamento e coloque-o sobre a tampa Bimby®, pese 50 g da mistura de farinha e 60 g de água. Retire o frasco e mexa o conteúdo até formar uma papa. Feche o frasco e deixe maturar novamente durante 24 horas a uma temperatura entre 24°C e 28°C.
  6. Quarto dia, de manhã: Retire a tampa do frasco com a massa em processamento e coloque-o sobre a tampa Bimby®, pese 50 g da mistura de farinha e 60 g de água. Retire o frasco e mexa o conteúdo até formar uma papa grossa. Feche o frasco e deixe maturar novamente durante 12 horas a uma temperatura entre 24°C e 28°C.
  7. Quarto dia, ao fim da tarde: Retire a tampa do frasco com a massa em processamento e coloque-o sobre a tampa Bimby®, pese 50 g da mistura de farinha e 60 g de água. Retire o frasco e envolva bem. Feche o frasco e deixe maturar novamente durante 12 horas a uma temperatura entre 24°C e 28°C.
  8. Quinto dia, de manhã: Agora tem 550 g de massa-mãe pronta a usar para fazer um pão. Não se esqueça de reservar 50 g desta massa como isco para a próxima vez que quiser cozer pão. Guarde-o bem fechado, num frasco com tampa, dentro do frigorífico 


Dicas e truques

  • Temperatura ideal para maturação: para a maturação da massa-mãe, a temperatura ideal é entre 24°C e 28°C. Escolha, portanto, o lugar mais quente na sua casa. Também é possível atingir essa temperatura recorrendo a uma almofada de caroços de cereja aquecida. Nunca coloque a massa-mãe diretamente sobre um aquecedor. Entre os dois tem de haver pelo menos uma tábua grossa de madeira. A massa-mãe nunca deve aquecer acima de 30°C. Verifique a temperatura com um termómetro.
  • Aroma: depois de pronta, a massa-mãe pode ter um aroma de citrinos, iogurte, banana, maçã ou até um leve toque a vinagre.
  • Fermentação exógena: ocasionalmente, outros fungos ou bactérias podem reproduzir-se na massa. Esta pode ficar com cores diferentes (vermelho, azul, preto, verde). Também se pode formar bolor. Se isso acontecer, tem de deitar fora toda a massa.
  • Refrescar e cuidar do isco: guarde sempre no frigorífico um resto (50 g) de uma massa-mãe madura. É necessário refrescar este isco a intervalos regulares, entre 7 e 14 dias. Para isso, misture num novo frasco 10 g de isco, 50 g de farinha de centeio (tipo 130) e 60 g de água morna, e deixe maturar durante algumas horas à temperatura ambiente, até começar a haver sinais evidentes de atividade. Nessa altura, coloque de novo no frigorífico. Repita este procedimento todos os 7 – 14 dias. O restante isco pode ser descartado ou adicionado em pequenas quantidades como aromatizante à massa do pão.
  • Reprodução do isco: é feita nas respetivas receitas de pão, de acordo com as instruções. Cada processo de multiplicação da massa-mãe aumenta o seu poder de fermentação.

domingo, 29 de março de 2020

Massa-mãe ( fermento para fazer) em casa



  1. INGREDIENTES

    2 maçãs biológicas c/ casca, muito maduras e sumarentas (300 g aprox.)

    • 150 g água (30°C)
    • 200 g farinha tipo 65


  2. Primeiro dia: Lave as maçãs com água corrente, corte em quatro e tire os caroços. Coloque no copo a maçã e triture 5 seg/vel 8. Retire e reserve no cesto. Esprema bem a maçã e reserve o sumo.
  3. Coloque um frasco alto e estreito (1 l aprox.) sobre a tampa da Bimby®, pese 50 g de sumo de maçã, 50 g de água e 100 g de farinha. Retire o frasco e mexa bem o conteúdo com um garfo. Feche o frasco e deixe maturar durante 24 horas num local quente (22°C - 26°C).
  4. Segundo dia: Retire a tampa do frasco e coloque-o sobre a tampa Bimby®, pese 100 g de água e 100 g de farinha. Retire o frasco e mexa bem o conteúdo com um garfo. Feche o frasco e deixe maturar mais 24 horas a uma temperatura entre 22°C e 26°C.
  5. Terceiro dia: A massa-mãe deve agora mostrar sinais de atividade, ou seja: deve ter muitas bolhas visíveis e o volume deve aumentar significativamente. Esta massa está pronta a usar numa receita. Não se esqueça de reservar 50 g desta massa como isco. Guarde-o fechado num frasco com tampa, dentro do frigorífico

Dicas e truques

  • Para fazer a sua massa-mãe de trigo e maçã, utilize maçãs biológicas bem maduras.
  • Depois de retirar o sumo necessário para a receita, aproveite o restante sumo e as
    maçãs espremidas em smoothies ou muesli.
  • Temperatura ideal para maturação: para a maturação da massa-mãe, a temperatura ideal é entre 24°C e 28°C. Escolha, portanto, o lugar mais quente na sua casa. Também é possível atingir essa temperatura recorrendo a uma almofada de caroços de cereja aquecida. Nunca coloque a massa-mãe diretamente sobre um aquecedor. Entre os dois tem de haver pelo menos uma tábua grossa de madeira. A massa-mãe nunca deve aquecer acima de 30°C. Verifique a temperatura com um termómetro.
  • Aroma: depois de pronta, a massa-mãe pode ter um aroma de citrinos, iogurte, banana, maçã ou até um leve toque a vinagre.
  • Fermentação exógena: ocasionalmente, outros fungos ou bactérias podem reproduzir-se na massa. Esta pode ficar com cores diferentes (vermelho, azul, preto, verde). Também se pode formar bolor. Se isso acontecer, tem de deitar fora toda a massa.
  • Refrescar e cuidar do isco: guarde sempre no frigorífico um resto (50 g) de uma massa-mãe madura. É necessário refrescar este isco a intervalos regulares de 3 ou 4 dias. Para isso, misture num novo frasco 10 g de isco, 50 g de farinha de trigo (tipo 55 ou 65) e 60 g de água morna. Envolva bem e deixe maturar durante algumas horas a uma temperatura entre 22°C e 26°C, até começar a haver sinais evidentes de atividade. Nessa altura, coloque de novo no frigorífico. A parte restante do isco antigo pode ser descartada.
  • Reprodução do isco: é feita nas respetivas receitas de pão, de acordo com as instruções. Cada processo de multiplicação da massa-mãe aumenta o seu poder de
    fermentação.

Pão de batata


Ingredientes

1200g água
250g batata sem casca cortada em pedaços
50g óleo
25g fermento de padeiro ou 2 colheres de chá de fermento de padeiro seco (8g)
300g farinha tipo 65, mais para polvilhar
50g farelo de trigo
20g açúcar
1 pitada de sal
100g sementes de girassol

Preparação

Coloque no copo de 1000g de água e o cesto com a batata e coza 20 min/varoma/vel 2

Retire, escorra a batata e reserve

No copo limpo coloque a batata e bata 7seg/vel 4

Retire o copo da base para que arrefeça mais depressa até atingir os 37ºC

Adicione 200g de água, o óleo, o fermento, a farinha, o farelo, o açúcar, o sal e amasse 1 minuto e 30 segundos/ velocidade espiga

Adicione as sementes de girassol e amasse 50 segundos na velocidade espiga

Retire e deixe levedar durante 1 hora

Numa superfície polvilhada com farinha divida a massa e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal ou num tapete de silicone

Leve ao forno a 200ºc durante 15minutos

sábado, 28 de março de 2020

Salame branco

Ingredientes


200 g Bolacha Maria
200 g Chocolate Branco Pantagruel partido em pedaços
3 Gemas de Ovo
70 g Açúcar
100 g Manteiga Vaqueiro

Preparação



Coloque no copo da Bimby as bolachas e pique durante 10 segundos/vel 5
Retire e Reserve



Coloque o chocolate partido, as gemas, o açucar e a manteiga e programe 3min/70º/vel 1


Por fim coloque a bolacha reservada no copo da Bimby e misture 10 segundos/ vel 3



Coloque papel alumínio sobre a bancada e deite o preparado e forme um rolo bem apertado.



Leve ao Frigorífico cerca de 6 horas para ficar bem consistente.


sexta-feira, 27 de março de 2020

Gelado Sundae Caseiro na bimby



Ingredientes

500g Leite muito frio
30g maisena
100g açúcar
30g manteiga sem sal
1 colher de chá de essência de baunilha
4 claras de ovo
40g de açúcar para as claras

Preparação

Dissolver a maisena num pouco de leite e colocar no copo da bimby

Adicione o açúcar, o restante leite, a manteiga, a essência de baunilha 10min/90º/vel 3

Retire o preparado para um tupperware e coloque no congelador até ficar bem frio

Lave o copo muito bem e pulverize o açúcar 10seg/vel 9

Coloque a borboleta e bata as claras durante 8min/vel3, quando faltarem 20seg deite o preparado muito frio pelo bocal do copo com as claras sempre a bater

Bacalhau com Natas



Ingredientes

Alho Suldouro
50g azeite
400g bacalhau desfiado pescanova
400g batata palha
Queijo Ralado

Ingredientes para o Bechamel

1000g Shoyce 
30g manteiga
60g maizena
Um pitada de sal, pimenta Suldouro e Noz Moscada
200g Creme de soja Shoyce

Preparação

Ligue o forno a 250º 

No copo da bimby coloque o alho a gosto e o azeite e refogue 
5 min/varoma/vel 1

Junte o bacalhau bem escorrido 5 min/varoma/velocidade colher inversa

Coloque num pyrex a batata palha e o bacalhau 

Sem lavar o copo coloque todos os ingredientes para o bechamel excepto as natas e programe 8 min/90º/vel 4

Pré-aqueça o forno a 180º

Adicione as natas ao preparado do bechamel e programe 2min/90º/vel 4


Deite por cima do preparado anterior o bechamel e polvilhe com queijo ralado

Leve ao forno a gratinar durante 20 minutos

Sonhos de Natal



Ingredientes

170g Farinha Branca de Neve
250g Água
50g Manteiga Vaqueiro
1 Colher de sopa de Banha de Porco da marca Primor
1 pitada de Sal
30g Açucar
1 Colher de fermento para bolos da Royal
4 Ovos Grandes
Raspas de limão
Óleo para fritar
Açúcar e canela

Preparação

Pese a farinha e reserve

No copo da Bimby coloque a água, manteiga, banha, sal, o açúcar 7 min / 100º / Vel 1

Adicione a farinha, o fermento e as raspas de limão 15 seg / vel 4

Deixe arrefecer

Bata os ovos com um garfo e programe 15 seg/ vel 4 e vá adicionando os ovos através do bocal da tampa

Deixe a massa repousar durante uns minutos. Em seguida coloque colheres pequenas de massa em óleo abundante, em lume brando, até que os sonhos fiquem dourados 

Envolva-os em açúcar e canela a gosto

quinta-feira, 26 de março de 2020

Folar Doce



Ingredientes

400g água
15g banha
2 colheres de chá de fermento activa vita D
750g farinha branca de neve
300g açúcar
4 colheres de chá erva doce Suldouro
Raspa de limão

Preparação

Coloque no copo da bimby a água, o fermento e a banha 1m30seg/37º/vel 1

Coloque no copo da bimby a farinha, açúcar, erva doce e o limão 30seg/vel 6

Amasse 1min 30seg / velocidade espiga

Deixe levedar 2 horas e leve ao forno a 180º

Eu fiz vários folares 

quarta-feira, 25 de março de 2020

Bolo de iogurte com canela



Ingredientes

5 ovos

1 iogurte o sabor que mais gostam
4 medidas de açúcar ( utilizar o copo do iogurte)
4 medidas de farinha (utilizar o copo do iogurte)
1 medida de óleo
1 colher de café de fermento em pó royal
1 colher de sopa de canela doce Suldouro

Preparação

Ligue o forno a 180º

Unte com manteiga uma forma com buraco e polvilhe com farinha

Coloque no copo da bimby o açúcar e os ovos 10 seg/vel 10

Adicione a farinha, o iogurte, o fermento e o óleo 30seg /vel 5

Deite a massa na forma e leve ao forno durante 50 minutos

Esta receita foi feita na tm6 mas pode fazer na tm31 e tm5 

Cozinhar com robots


Pão de milho



Ingredientes

175g farinha espelta
175g farinha de arroz
1 saqueta de fermento seco
1 colher de sopa de açúcar amarelo
55g creme para barrar de coco becel
500g bebida vegetal de arroz shoyce
400g farinha de milho
50g sementes as mais variadas
Flor de sal de Tavira

Preparação

Pré aqueça o forno a 180º

Coloque no copo da bimby a farinha espelta, de arroz, fermento, açúcar, creme para barrar e bebida vegetal 2m/37º/vel 2

Coloque no copo da bimby a farinha de milho, as sementes e a flor de sal 4m/vel espiga



Coloquei a massa numa forma de pão e levei ao forno durante 40 minutos ou até estar cozido

segunda-feira, 23 de março de 2020

Massa de pizza doce


Cá em casa gostamos muito de pizza e ter um robot de cozinha que amasse melhor ainda :p

Hoje trago uma receita muito docinha e muito rápida :)



Ingredientes da massa 

120g de leite
20g de margarina vaqueiro
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa da açúcar
2 colheres de chá de fermento de padeiro seco em pó com vitamina D
400g farinha branca de neve
2 ovos

Preparação da massa

Coloque no copo da bimby o leite, a margarina, o sal, o açúcar e o fermento
1,30 minutos/ 37º / velocidade 2

Coloque a farinha, os ovos 
5 segundos/ velocidade 6

Amasse 2 minutos na velocidade espiga

Coloque a massa num tupperware polvilhado e deixe dobrar de volume

Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha e coloque a massa

Bom apetite

domingo, 22 de março de 2020

Papa Maizena

Bem existe sempre receitas que ficamos com água na boa, eu adoro papa maizena :)




Amanhã no continente vai estar em promoção e vou aproveitar para comprar :p




Ingredientes

500g Liete
50g Açúcar
Casca de Limão
40g Amido de Milho Maizena
10g Manteiga

Preparação

Coloque no copo da bimby o leite, açúcar, a casca de limão e o amido de milho 10 minutos/90º/velocidade 2.5

Coloque a manteiga 10 segundos/velocidade 2.5



Espero que gostem :)

Eu gosto de por por cima canela mas claro é opcional 

Bom apetite