sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Queijos Montiqueijo



A Montiqueijo é uma empresa de produtos lácteos, especializada na produção de queijos de vaca, fundada em 1963 pelo casal Carlos e Ludovina Duarte, onde a tradição no paladar permanece desde as gerações mais antigas. A família Duarte iniciou a sua atividade com uma pequena queijaria em Lousa, para vender queijo fresco em Lisboa e rapidamente conseguiu impor-se, sendo atualmente umas das principais marcas portuguesas produtoras de queijo fresco, requeijão e queijo curado de vaca.
Reconhecida pela qualidade dos seus queijos frescos e requeijões, a Montiqueijo orgulha-se de ser a única marca em Portugal que produz os seus queijos desde a origem. Dada a dimensão que o negócio estava a ter, em 1999 a Montiqueijo sentiu necessidade de comprar uma herdade em Canha e criar uma empresa exclusivamente dedicada à produção própria de leite – a AgroLeite.
Neste local a Montiqueijo instalou uma vacaria para mais de um milhar de animais, onde tem os mais sofisticados equipamentos técnicos que permitem controlar todo o processo de produção do leite. O controlo de qualidade começa desde o cereal que alimenta a vaca até à recolha do leite e posterior tratamento para se tornar a matéria-prima principal dos queijos.
No coração da região saloia, a empresa também modernizou as suas instalações e assume-se como a empresa com a fábrica mais bem preparada do setor em termos tecnológicos, com capacidade de produção de 40.000 litros por dia.

Apesar da cada vez maior aposta na inovação dos equipamentos, a Montiqueijo mantém a tradição como o grande alicerce do seu sucesso, passando-a de geração para geração.

Ao longo dos anos foi selecionada uma equipa de excelentes profissionais, atualmente 60 colaboradores, que garantem a melhor qualidade de queijos existente no mercado, qualidade essa que é provada pela certificação FSSC 22000 (recebida em Junho de 2016).

A Montiqueijo tem também uma enorme preocupação ambiental, investiu cerca de um milhão de euros num projeto que visa reduzir o impacto ambiental e fomentar o crescimento de várias unidades de produção. Foi pioneira a retirar o cincho dos seus produtos, garantindo maior qualidade aos queijos frescos e reduzindo a utilização do plástico em mais de 50 toneladas anuais. Foi também pioneira a instalar um  sistema solar fotovoltaico que se destina ao consumo próprio, o que contribui para o desempenho energético-ambiental da empresa, pois ao gerar 30% da sua própria energia, reduz cerca de 54 toneladas de CO2 por ano.
A Montiqueijo pretende continuar a desenvolver e implementar uma estratégia de uso eficiente de recursos em estrito acordo com os princípios da economia circular e a reduzir a pegada de carbono.


https://www.facebook.com/montiqueijo/?fref=ts

Sem comentários:

Enviar um comentário