sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Saúde Animal 24






Soluções para imprevistos e questões relacionadas com a saúde animal podem agora ser esclarecidas por telefone 

Saúde Animal 24: Startup portuguesa lança a primeira linha telefónica de assistência em saúde veterinária   

São dez horas da noite e o cão decide roer as pilhas do comando da televisão. A família está de férias e o gato é picado por uma abelha. Há um bebé prestes a nascer e um “irmão” de quatro patas tão ou mais ansioso do que os pais. Uma viagem programada para breve e uma mala cheia de perguntas sobre as vacinas e burocracias necessárias para transportar o animal de estimação. Estas são situações reais e bem familiares para quem um animal de companhia. Imprevistos que surgem fora das consultas veterinárias e que por isso deixam os donos inseguros, com dúvidas e sem saberem o que fazer. 

A partir de agora todas estas dúvidas podem ter uma resposta rápida e à distância de um simples telefonema: a Saúde Animal 24 acaba de se lançar no mercado e é a primeira linha telefónica de assistência em saúde veterinária, que nasce com o objetivo de esclarecer as questões que surgem fora de horas, ou que não se enquadram no âmbito das consultas veterinárias. Disponível 24 horas por dia através do número 760 450 911, este serviço está preparado para responder a dúvidas dentro das áreas da nutrição, comportamento, intoxicações, viagens e ainda a questões de saúde pública encaminhando os clientes, sempre que se justifique, para uma clínica ou hospital veterinário da sua freguesia de residência. Inovadora e pioneira em Portugal e na Europa, a linha Saúde Animal 24 é a solução que faltava aos pet lovers e um apoio muito útil para os médicos veterinários. 
“Ao longo do nosso percurso profissional, apercebemo-nos que os donos dos animais têm muitas dúvidas e que na maioria das vezes estas não ficam devidamente esclarecidas”, explica Salvador Falcão, médico veterinário e cofundador da Saúde Animal 24. “Por acharem que o problema em causa não justifica a marcação de uma consulta, por se sentirem inibidos em perguntar ao médico veterinário, ou porque até ligaram para a clínica, mas o feedback acabou por chegar através da assistente pois o médico estava ocupado, há situações que ficam sem uma resposta atempada e adequada, podendo comprometer a saúde do animal”, afirma Salvador Falcão.  
Por outro lado, o isolamento geográfico é outra questão que pode comprometer a visita ou o aconselhamento veterinário, uma realidade que os fundadores da Linha Saúde Animal 24 acreditam poder ajudar a combater, como explica Carolina Rebelo, a cofundadora do projeto: “sabemos que cerca de 70% dos gatos e entre 30 a 40% de cães nunca foram vistos por um veterinário ou que foram apenas a uma única consulta durante toda a vida do animal. Com este serviço acreditamos que vamos conseguir aproximar a população dos médicos veterinários: através do aconselhamento telefónico podemos alertar para os principais cuidados de saúde, incentivar a marcação de uma visita ao veterinário e demonstrar a gravidade e complexidade de uma situação que por vezes pode passar despercebida pelos donos”, conclui a médica veterinária.  
A Linha telefónica Saúde Animal 24 está assim preparada para apoiar, fazer a triagem, dar aconselhamento e fazer o acompanhamento de situações de saúde mais complexas em todo o país, articulando-se com os Centros de Atendimento Médico Veterinários da área geográfica em que se encontra o animal no momento do incidente. Pensado para dar resposta a questões do âmbito da saúde e também da vida com os animais, a equipa conta com a consultoria de profissionais experientes nas diferentes áreas da saúde veterinária estando apta a responder a dúvidas relacionadas com animais de companhia como cães, gatos ou cavalos, e animais exóticos como porquinhos da índia, hamsters, iguanas ou aves. “Na área do comportamento animal contamos com o Gonçalo Graça Pereira e com a Sara Fragoso, ambos Mestres em Etologia Clínica e Bem-estar Animal e Fundadores do Centro para o Conhecimento Animal. A área dos equinos é apoiada por Rui Mendes, médico veterinário com mais de 20 anos de experiência na área da clínica e cirurgia em equinos, e na área dos exóticos temos ao nosso lado o Rui Patrício, veterinário com quase 20 anos de experiência em atendimento clínico e cirurgia de animais exóticos e de zoo”, avança Carolina Rebelo.  
A Saúde Animal 24 está disponível para todas as pessoas que têm, trabalham ou convivem com animais. As chamadas têm um custo de apenas 0,60€ + IVA, independentemente da sua duração para que os utilizadores se sintam totalmente à vontade e sem qualquer restrição de tempo, como explica Salvador Falcão: “criámos uma mecânica em que é a própria Linha Saúde Animal 24 que liga ao utilizador imediatamente após este entrar em contacto com o serviço” afirma. “Na prática, assim que o utilizador liga para a Saúde Animal 24 a chamada é atendida e uma mensagem de voz dá a indicação para que este desligue o telefone, explicando que o serviço lhe ir ligar de volta imediatamente, e sem qualquer custo acrescido. Desta forma, o dono poderá esclarecer todas as suas questões por um valor mínimo e sem restrições de tempo”, conclui. As chamadas telefónicas são atendidas por uma equipa de enfermeiros veterinários devidamente formada para o efeito e apoiados por uma equipa técnica de médicos veterinários, responsáveis por supervisionar o serviço.  
A Saúde Animal 24 conta ainda com um website que disponibiliza informação relativa às principais questões e dúvidas relacionadas com todas as áreas referidas. “Basta entrar no nosso site www.saudeanimal24.pt e pesquisar o assunto”, acrescenta Salvador Falcão. Todas as informações sobre o serviço podem ser consultadas no site ou solicitadas por telefone. 
Também é possível saber mais sobre o serviço na página de Facebook: www.facebook.com/linhasaudeanimal.   

                                                                                  
Carolina Rebelo -Sócia - Fundadora: Formada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, tem como área de interesse as espécies pecuárias, nomeadamente a reprodução e ecografia reprodutiva de bovinos, ovinos e caprinos, com especial foco em inseminação artificial, fecundação in vitro e transferência de embriões. Foi responsável, durante três anos, pela aplicação, integração de planos e medidas de biossegurança em explorações pecuárias no âmbito do combate à salmonela/desinfeção. 
Empreendedora por natureza, foi a impulsionadora de um dos primeiros seguros de saúde para animais em 2010, tendo criado nesse mesmo ano a primeira empresa de serviços veterinários ao domicílio, a Prime Pet. Em 2011 cria a Holly Pet, uma empresa particular de Serviços Fúnebres para Animais de Estimação. 
Em 2016, identificando uma outra lacuna no mercado, cria em conjunto com o seu colega de curso Salvador Falcão, a linha Saúde Animal 24, primeira linha telefónica de assistência em saúde veterinária, tendo a seu cargo a supervisão do serviço e consultoria técnica na área de animais de companhia.   
Salvador Falcão - Sócio - Fundador: Formado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, realizou estágio de final de curso na universidade de Gent, Bélgica, uma das mais prestigiadas universidades de medicina veterinária na europa. Realizou diversas formações tanto na área de pequenos animais como de equinos. Exerce clínica na área de pequenos animais e na área de equinos, contando com mais de nove anos de experiência.  
Concilia a experiência clínica de consultório e de hospital veterinário de pequenos animais com a clínica ambulatória de equinos estando especialmente ligado à área de dentisteria equina. 
Para além de ser o principal impulsionador do conceito da Saúde Animal 24, tem a seu cargo a supervisão e consultoria técnica do projeto para as áreas de equinos e animais de companhia.   
CONSULTORES TÉCNICOS  
Gonçalo da Graça Pereira -  Comportamento Animal: Licenciado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa é Mestre em Etologia Clínica e Bem-estar Animal pela Faculdade de Veterinária da Universidade Complutense de Madrid, doutorado em Ciências Veterinária pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e diplomado pelo Colégio Europeu de BemEstar Animal e Medicina do Comportamento. 
É ainda Fundador e Diretor Científico-Pedagógico do Centro Para o Conhecimento Animal, Presidente da PsiAnimal - Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento e Bem-estar Animal, Vice-Presidente do European College of Animal Welfare and Behavioural Medicine e Vice-Presidente da European Society of Veterinary Clinical Ethology. 
Professor Adjunto Convidado em várias Faculdades e Universidades nacionais e internacionais e ainda  formador e palestrante em Cursos, Seminários, Conferências e Congressos nacionais e internacionais. 

                                                                                  
Na Saúde Animal 24 é o consultor técnico para a área de comportamento animal.  
Sara Fragoso - Comportamento Animal: Fundadora do Centro para o Conhecimento Animal, é Licenciada em Biologia - Ramo Científico - pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, conta com um Mestrado em Etologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada e um Mestrado em Etologia Clínica pela Faculdade de Veterinária da Universidade Autónoma de Barcelona. 
É doutoranda em Ciências Biomédicas no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – Universidade do Porto e ainda Docente de Etologia e Psicologia Comparada na Licenciatura em Psicologia no ISEIT - Instituto Piaget. 
Colabora em vários estudos e projetos no âmbito do Comportamento e Bem-estar Animal e assumiu a coordenação de projeto de treino e modificação comportamental de gatos no Centro de Recolha Oficial de Sintra.  
É Membro fundador e Vice-presidente da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento e Bemestar Animal (PSIANIMAL). 
Na Saúde Animal 24 é consultora técnica para a área de comportamento animal.  
Rui Patrício - Animal Exóticos: Licenciado pela Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, dedica-se à clínica e cirurgia de animais exóticos e de zoo há cerca de 20 anos.   
Foi distinguido com o prémio Ferreira Lapa e Inácio Ribeiro da Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias, passou por clínicas e zoos da Europa e EUA e é presença assídua em congressos desta área, quer como participante quer como orador.  
Colabora com a Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, na disciplina de Clínica dos Novos Animais de Companhia desde 2005, e é Professor auxiliar convidado da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias desde o ano de 2007.  
Na Saúde Animal 24 é o consultor técnico para a área dos animais exóticos.    
Rui Mendes - Equinos: Licenciado pela Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, dedica-se à clinica e cirurgia de equinos. Reconhecido nacionalmente e internacionalmente como cirurgião de excelência conta com uma experiência de 20 anos nesta área sendo considerado no meio uma referência na área da ortopedia e cirurgia de equinos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário